quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Insatisfações diante do Regulamento de Competições – CBBd 2012!

As Etapas dos Nacionais ainda não começaram, porém questionamentos já surgem diante do Regulamento de Competições Nacionais 2012, mais precisamente quanto ao sistema de classificação para competições internacionais.
Muito se tem discutido a respeito do assunto, muitos questionamentos e muita polêmica gira em torno desse Regulamento. A Associação de Badminton do Grande Dirceu - ASBAGDI que desenvolve um Projeto Social em Teresina - Piauí publicou recentemente em seu Site Oficial uma enquete relacionada às decisões da CBBd quanto ao Regulamento de Competições 2012. Para os representantes do Projeto, a forma escolhida pela Confederação para classificação de atletas para Torneios Internacionais desfavorece os atletas pertencentes a entidades que desenvolvem o Badminton Social, tendo em vista que se utilizará o RK52 para habilitação dos atletas para Torneios como; Sulamericano Jr. e Panamericano Jr. 2012. A falta de recursos para viajar seria a principal barreira de impedimento para que esses atletas carentes participassem de Campeonatos Nacionais e assim pontuarem no Ranking Nacional, alegando que a melhor opção seria uma Seletiva. A pesquisa confirmou a insatisfação, e com 61,8% dos votos dos internautas a opção vencedora foi que o Novo Regulamento de Competições da CBBd é péssimo, já que exclui os projetos sociais em ascenção.
Porém essa não foi a única discussão a respeito do Regulamento. Ismael Silva se posicionou diante das opiniões de maneira imparcial, pois segundo ele o Regulamento 2012 não mudou muita coisa em relação a 2011. O Sistema de Classificação para Competições Internacionais da categoria Jovens é por meio do Ranking Nacional em vigência, enquanto que não importa a posição que o atleta esteja na categoria Principal, ele não se classificará automaticamente, pois o critério para essa categoria é a Convocação. “Ser o 1º Colocado no Ranking Nacional da Categoria Principal não significa dizer que estará classificado para jogar um Sulamericano Adulto ou qualquer outra competição internacional. Essa posição serve apenas para o atleta dizer que é o 1º Colocado e nada mais. Aí me pergunto, pra que serve um Sistema de Ranking se ele não tem terá tanta utilidade, com exceção do posicionamento dos atletas nas chaves dos Torneios Nacionais? Por que há essa diferença de classificação entre a Categoria Jovens e a Principal? É claro que reconheço positivamente o Projeto da CBBd com os principais atletas do Brasil na atualidade, e nem posso deixar de reconhecer o mérito e a qualidade técnica desses atletas, que além disso são também meus amigos. O que questiono, é por que não está sendo utilizado o Ranking Nacional da Principal para classificação, tipo para o Sulamericano Adulto que nesse ano acontece em Lima-Peru? Acho que pelo menos nessa competição, outros atletas brasileiros mereciam uma chance; uma oportunidade de mostrar o que tem de melhor. Os atletas que fazem parte do Projeto da CBBd, como destaquei anteriormente jogariam as demais competições do ano por meio de convocação. Parabenizo à CBBd pelos demais trabalhos da entidade e admiro a atual administração, porém não significa dizer que estou de um lado ou de outro. Respeito as decisões da CBBd e as opiniões dos demais, porém não sou obrigado a concordar” - destacou Ismael Silva.
Vale ressaltar que essa matéria não foi publicada com finalidade política, e muito menos com a intenção de falar mal da atual administração. A imparcialidade é a principal meta desse Blog, e por isso publicamos diversas notícias referentes ao Badminton, em especial ao atleta Ismael Silva, independente se para parabenizar ou criticar decisões como essas. No entanto, as críticas sempre serão construtivas e o objetivo dessa matéria não foi outro, senão chamar atenção da CBBd e dos atletas brasileiros para atual discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário